Tutorial Criar Máquinas Virtuais no Virtual PC 2007
O uso de máquinas virtuais apresenta várias vantagens, por exemplo, podemos criar uma máquina virtual para cada ambiente de desenvolvimento (por ex.: .net e php), podemos testar novos sistemas operativos de forma fácil, podemos movimentar as máquinas virtuais entre pcs de forma rápida, conseguimos ter um ambiente de desenvolvimento pré preparado de forma rápida, etc… As vantagens são imensas, mas também existem algumas desvantagens, como é óbvio. O uso de máquinas virtuais exige um computador com recursos acima dos recomendados, pois estes vão ser partilhados com as várias máquinas virtuais, principalmente a memória RAM, o CPU e o Disco. A performance numa máquina virtual é naturalmente inferior à de um computador normal.
Para ficarem com uma idéia dos recursos mínimos exigidos para correr uma máquina virtual com os diferentes Sistemas Operativos Microsoft, vejam a tabela seguinte:
Sistema Operativo da Máquina Virtual | Memória RAM mínima | Espaço em Disco |
Windows Vista Ultimate | 512 MB | 15GB |
Windows Server 2003 | 256 MB | 4GB |
Windows XP Professional | 256 MB | 2GB |
Windows 2000 Professional | 256 MB | 2 GB |
Windows 98 Second Edition | 64 MB | 500 MB |
Estes são os requisitos mínimos que as máquinas virtuais necessitam. Por isso, quanto melhor for o computador hospedeiro, mais recursos podemo partilhar com as máquinas virtuais, e melhor performance obteremos, pois como todos sabemos, o Windows Vista com 512 MB de RAM arrasta-se…
Relativamente ao CPU, quanto mais rápido melhor.
Pois será partilhado com as máquinas virtuais que estiverem a correr.
Relativamente ao CPU, quanto mais rápido melhor.
Para efectuar a virtualização existem essencialmente dois programas:
- Microsoft Virtual PC 2007 (gratuito)
- VMWare (pago)
Neste tutorial vamos utilizar o Virtual PC 2007. Podem fazer download deste software através do url seguinte:
Existem duas versões disponíveis, uma de 32 bits e outra de 64 bits, ambas com aproximadamente 30 MB.
A instalação do Virtual PC 2007 é simples, por isso não será abordada neste tutorial. Qualquer dúvida deixem um comentário.
TUTORIAL - Criação da Máquina Virtual:
Vamos passar então à criação da máquina virtual.
- Abrimos o Virtual PC 2007 e clicamos no botão “New”.
- Na Janela que se abre, clicamos em “Next”
- Neste ecrã temos três opções disponíveis. Para criar uma nova máquina virtual de raiz, escolhemos a primeira opção e clicamos em “Next”.
- No ecrã seguinte escolhemos o nome e o local onde desejamos guardar o ficheiro de configuração da máquina virtual criada e clicamos em “Next”.
- Depois, vamos escolher qual o sistema operativo que vamos instalar na máquina virtual que estamos a criar. Para efeitos deste tutorial vamos escolher a opção Windows XP e clicar em “Next”. Se estiverem a criar uma máquina virtual para outro sistema operativo, deverão escolher a opção que melhor se adequar ao sistema que pretendem instalar.
- No ecrã seguinte, temos hipótese de escolher qual a memória que pretendemos partilhar com a máquina virtual. Para o windows XP a opção que vem pré-definida são 128 MB, no entanto, convém aumentar este valor, escolhendo a opção “Adjusting the RAM” e movendo o slider ou introduzindo o valor na caixa do lado direito. Para este tutorial escolhi 512 MB. Este valor pode ser alterado depois da máquina virtual estar criada.
- Agora vamos escolher o disco da máquina virtual. Como estamos a preparar uma máquina virtual para a instalação de um novo sistema operativo escolhemos a opção “A new virtual hard disk”.
- No ecrã seguinte, vamos configurar o tamanho, nome e localização do disco da máquina virtual. Neste ficheiro .vhd (virtual hard disk) serão guardados todos os ficheiros da máquina virtual. Para o tutorial, escolhi um disco com 20000MB (aprox. 20 GB). O Virtual PC usa um sistema de disco dinâmicos, ou seja, apesar de termos atribuido 20GB ao disco, não são logo ocupados 20 GB no disco do computador hospedeiro, a informação vai aumentado à medida que é necessário, apesar de na máquina virtual vermos sempre o disco com 20 GB. Por isto, é preferível definir um disco maior do que menor, pois caso o disco da máquina virtual fique cheio, é muito complicado aumentar a sua dimensão.
- Chegamos ao final da configuração da máquina virtual. Neste ecrã temos o resumo das configurações escolhidas. Basta clicar em “Finish”.
- Neste momento já temos disponível a máquina virtual no Virtual PC 2007.
Se clicarmos em “Start” a máquina já vai arrancar, mas ainda sem sistema operativo.
- No arranque, a máquina virtual necessita efectuar algumas configurações que podem demorar alguns minutos.
- Depois fica à espera de um cd para efectuar boot com o novo sistema operativo. Mas isto fica para o próximo tutorial.
Via: Istomesmo.com
0 comentários:
Postar um comentário