O Blog que te ajuda todas as horas. Dicas para Android, Documentos, Facebook e Internet em geral.

18 de jun. de 2012

Função SE - Excel


A função SE é utilizada para criar fórmulas condicionais, isto é, fórmulas cujo resultado depedende de alguma condição. Exemplo:


No exemplo acima utilizamos a função SE para identificar se uma pessoa é maior de idade. Se a idade for maior ou igual a 18, o resultado é "Sim". Em caso negativo, a resposta é "Não". A figura abaixo representa a nossa fórmula.



A função SE


Sintaxe=SE(Comparação; ValorSeVerdadeiro; [ValorSeFalso])

Como usar a função SE? Ela é composta por 3 argumentos: Comparação,ValorSeVerdadeiro ValorSeFalso, sendo que este último é opcional. O primeiro argumento é uma comparação: se o resultado da comparação for verdadeiro (caso positivo), o resultado é o segundo argumento; se o resultado da comparação for falso (caso negativo), o resultado é o terceiro argumento.


Acho que o gráfico acima ajuda a raciocinar na hora de construir uma fórmula SE. Nesse grafico escrevemos a comparação e os possíveis resultados, colocando sempre o caso positivo no lado esquerdo e o caso negativo no lado direito.

Que tal mais exemplos de uso da função SE? Vamos imaginar o caso em que comparamos a idade das pessoas para calcular o valor de um ingresso para um show infantil. Digamos, se criança tiver menos que 10 anos ela paga apenas a metade do ingresso:



E o que acontece se a pessoa não tiver menos que 10 anos, mas tiver uma carteira de estudante? Ela também tem direito a meia-entrada, não é mesmo? Hmmm, temos que incluir isso na nossa fórmula SE:


Opa, agora ficou meio confuso de ler a fórmula, com um SE dentro do outro. Por isso que eu recomendo usar uma árvore de decisão, veja como fica mais claro:


Explicando com base na segunda linha da tabela: se a idade da pessoa for menor que 10 (C2<10), o resultado será o valor do ingresso dividido por 2 (E$8/2). Se não, temos outro SE: se a pessoa tem carteira de estudante (D2="Sim"), o resultado será novamente o valor do ingresso dividido por 2 (E$8/2). Se não (para este segundo SE), o resultado é o valor do ingresso inteiro (E$8).

Vale salientar que esse mesmo resultado poderia ser obtido utilizando apenas uma vez a função SE, em conjunto com a função OU. Ficaria assim:=SE(OU(C2<10;D2="Sim");E$8/2;E$8)

Se lembra que eu falei que o terceiro argumento (ValorSeFalso) é opcional? Se você escrever a fórmula sem ele, e o resultado da comparação for negativo, o resultado é o valor FALSO.

0 comentários:

Postar um comentário